Logo Patosja

Aumentam os processos judiciais para garantir direitos à saúde em Patos de Minas

Só no ano passado, mais de 200 pessoas recorreram à justiça

Por: Odair Cardoso

Fonte: Sige

Publicado em: 10:38 01-03-2024

Compartilhar:

dados em tela mostrando os casos judicializados nos últimos anos

Nós noticiamos recentemente que tem ocorrido aumento na quantidade de pessoas que recorrem à justiça para garantir o direito à saúde em Patos de Minas. Durante audiência de prestação de contas da saúde, na Câmara Municipal, nessa quinta-feira (29/2), os números da auditoria confirmaram o crescimento. Os principais pedidos são por cirurgias, medicamentos e materiais.

 

Segundo os dados apresentados na audiência, só no ano passado, 203 pessoas ingressaram na justiça em Patos de Minas para garantir acesso aos procedimentos médicos. Quase 10% a mais que em 2022 e 25% a mais que em 2021. Dentre as ações por cirurgias, as cardiológicas foram as que tiveram maior demanda no ano passado entre os patenses.

 

Entre essas ações que foram parar na justiça está a da Jéssyca. A adolescente de 16 anos foi internada na Santa Casa de Misericórdia no início de setembro de 2023, devido ao agravamento de uma pneumonia. Ela poderia seguir com o tratamento em casa, mas para deixar o hospital, precisava de um ventilador mecânico. Sem condições de pagar pelo equipamento que custa cerca de R$ 73 mil, a família decidiu judicializar o caso por meio da Defensoria Pública.

 

A sentença favorável saiu em 15 de fevereiro e na decisão o juiz, Bruno Henrique de Oliveira, da 1ª Vara Criminal da Infância e da Juventude da Comarca de Patos de Minas, deu prazo de 48 horas para que a prefeitura providenciasse o equipamento, que foi então disponibilizado.

 

Segundo a família, a Jéssyca continua internada, mas tem apresentado melhora.

Leia também