Logo Patosja

FHEMIG afirma em nota que recém-nascidos são transferidos devido a superlotação em leitos pediátricos do Hospital Regional

Em duas das ocasiões, bebês foram destinados a Juiz de Fora, sendo uma transferência realizada em 18 de abril e outra em 20 de abril

Por: Gustavo Rubim

Fonte: Aiandra Faria/ Matheus Borges

Publicado em: 15:23 29-04-2024

Compartilhar:

12ª BBM
Nos últimos nove dias, o 12º Batalhão de Bombeiros Militar, em Patos de Minas, foi acionado em três ocasiões para auxiliar no transporte de recém-nascidos que estavam sob cuidados médicos em Patos de Minas.

Em duas das ocasiões, bebês foram destinados a Juiz de Fora, sendo uma transferência realizada em 18 de abril e outra em 20 de abril. Na sexta-feira (26), uma criança de dois meses de idade foi transportada de Patos de Minas para Governador Valadares, também com problemas respiratórios.

Por meio de apuração da jornalista Aiandra Faria, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) disse que "o Hospital Regional Antônio Dias é referência para toda a macrorregião Noroeste do Estado em gestação de alto risco. A unidade conta com seis leitos de terapia intensiva neonatal. Não há leitos de terapia intensiva pediátrica", afirma em nota.

O Plano de Capacidade Plena (PCP) protocolo que identifica níveis de lotação e possibilita melhoria na gestão e segurança assistencial do cuidado aos pacientes é acionado para que ações articuladas em conjunto com a rede de urgência e emergência sejam tomadas, de modo a viabilizar transferência de pacientes quando a demanda ultrapassa a capacidade instalada de leitos. Ou seja, super lotação infantil.

Por fim, a apuração diz que: "Na ocasião, os pacientes foram cadastrados no sistema SUSFácil e, por meio da regulação de leitos, foram providenciadas as transferências para outras unidades, normalizando a capacidade de atendimento no HRAD", fecha a nota.

Leia também