Logo Patosja

Santa Casa não possui previsão para cirurgia em idosa que quebrou a mão e está na fila de espera

Santa Casa diz que cirurgia não é realizada na unidade e aguarda vaga em hospital de referência

Por: Odair Cardoso

Fonte: NTV

Publicado em: 19:55 27-02-2024

Compartilhar:

Decina Maria de Jesus quebrou a mão há dez dias, depois de sofrer uma queda em sua casa. A idosa de 76 anos foi atendida na Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas e a indicação para o caso é cirurgia. Entretanto, não há previsão de quando a idosa vai realizar o procedimento. Segundo a Santa Casa, Decina está cadastrada no SUS Fácil e tem recebido suporte hospitalar. Porém, a cirurgia necessária no caso dela não é realizada na Santa Casa e por isso aguarda transferência para hospital de referência.


Maria Aparecida, filha da idosa, reclama da demora da cirurgia, por conta da idade da mãe e diz que Decina contraiu Covid-19 durante a internação na Santa Casa. Além disso, a filha também diz que faltam dispositivos de proteção contra a doença, como recipientes com álcool. Em nota, a Santa Casa diz que o álcool é disponibilizado em locais estratégicos e existem dispensers em todas as enfermarias. Informa ainda que, com aumento de casos de Covid-19, o uso de máscaras no hospital voltou a ser obrigatório e que a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar realiza diariamente buscas ativas e controle de casos positivos para Covid-19.

SUS

O caso de Decina Maria de Jesus é um chamado à ação, um lembrete da importância de um sistema de saúde robusto, ágil e compassivo, que priorize as necessidades dos mais vulneráveis entre nós.

Nota 01 da Santa Casa

Nota da Santa Casa de Misericórdia de  Patos de Minas.

Nota da Santa Casa de Misericórdia de  Patos de Minas

Nota da Santa Casa de Misericórdia de  Patos de Minas.

Leia também