Devido à crise decorrente do coronavírus, muitos tiveram que demitir funcionários
Uma pesquisa feita pelo Sebrae aponta que 60% dos pequenos empresários, que buscaram empréstimos, tiveram o pedido negado depois da crise decorrente do novo coronavÃrus.
A pesquisa ouviu 6.080 empreendedores de todo o paÃs, e mostrou que além da dificuldade de acesso ao crédito, os pequenos negócios já tiveram que realizar as primeiras demissões por conta da crise. Ainda conforme a pesquisa, mesmo antes da crise, a situação dos pequenos empresários já era considerada ruim. 73% disseram que era razoável ou ruim.
Ailton Oliveira, empresário, afirma que, para evitar que os funcionários fossem demitidos, ele optou por anteceder as férias deles. Agora, o empresário trabalha com um número reduzido de pessoas. Alguns já retornaram do perÃodo de férias, mas, segundo Ailton, os cuidados também foram redobrados, já que a empresa dele presta serviços essenciais.
Segundo Ronaldo Siqueira, presidente de uma cooperativa de créditos em Patos de Minas, a cooperativa propôs algumas soluções para ajudar as empresas nesse momento. Dentre elas, uma linha de crédito para pequenos empresários, alteração no prazo de vencimento, além de outras medidas.
Ele explica que estas medidas foram propostas para evitar que os cooperados fossem prejudicados, bem como, para manter bons resultados na cooperativa no ano de 2021. Entretanto, segundo o presidente, é preciso que o cooperado esteja regularizado para realizar as negociações.
Fato é, que ambos esperam que esta crise passe o mais breve possÃvel. E até lá, o jeito é fazer o possÃvel para evitar prejuÃzos para as empresas e para os funcionários.