Campanha busca retorno de alunos que deixaram de frequentar as aulas
Objetivo é trazer de volta à escola os estudantes que estão matriculados para o ano de 2019, mas que sinalizam infrequência
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) tem trabalhado forte para reverter um quadro que vem se agravando nos últimos anos: o da evasão escolar. De acordo com o Censo Escolar 2018, 82 mil estudantes da rede estadual de ensino abandonaram os estudos durante o ano – cerca de 75% deles são do ensino médio.
Trazer o aluno infrequente de volta à sala de aula é um dos esforços e, por essa razão, está em curso pela SEE uma campanha de busca ativa de alunos infrequentes neste ano, para que ainda possam voltar e recuperar o tempo perdido.
A partir do lançamento da frequência feito pelos professores da rede estadual de ensino no primeiro bimestre, foi observado que havia estudantes matriculados que não tinham frequência constante à s salas aulas. “O estudante é o centro das nossas ações e, para que ele aprenda, é preciso estar na escolaâ€, ressalta a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Geniana Guimarães.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, é papel dos estabelecimentos de ensino informar aos responsáveis legais a frequência e rendimento dos alunos, e também a execução da proposta pedagógica da escola. Além disso, ao constatar que estudantes estão infrequentes, as escolas devem notificar o Conselho Tutelar do municÃpio para que atue junto à s famÃlias, colaborando, assim, na busca ativa dos estudantes.
Após a busca, o aluno que retornar para a escola deverá ter sua frequência monitorada por meio dos lançamentos realizados no Diário Escolar Digital (DED). O objetivo da ação é garantir a permanência do estudante na escola. Além disso, serão realizadas intervenções pedagógicas para que ele tenha condições de acompanhar os colegas.
“A nossa expectativa é que esses estudantes retornem para as escolas e que nossos diretores e professores passem a acompanhar de forma mais tempestiva a frequência deles. Também vamos nos organizar para que seja feita a intervenção necessária para que eles possam recuperar o mesmo nÃvel dos colegas. Temos que ter o cuidado de trazer o estudante de volta e também de pensar no processo de aprendizagemâ€, conclui Geniana.
Lançamento de frequência
Para que que a campanha de busca ativa dos alunos infrequentes tenha sucesso, é fundamental que os professores façam cotidianamente o lançamento de frequência dos estudantes. E é isso que está acontecendo em toda a rede estadual de ensino. No primeiro bimestre, foram alcançados os maiores Ãndices já registrados.
“É uma satisfação muito grande termos atingido esse patamar. O lançamento de notas e de frequência nos permite adotar ações pedagógicas mais assertivas, uma vez que, assim, conseguimos ter um retrato real de toda redeâ€, afirma a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE.
