Alta em casos de Covid-19 não reverte baixo índice de isolamento social em Patos de Minas
O número de pacientes com idades entre 18 e 45 anos, internados em UTI?s, saltou de 13,1% para 38,5%, aponta pesquisa.
Mesmo com o salto de quase 40% do contágio da Covid-19 entre as pessoas mais jovens, o baixo Ãndice de isolamento ainda é uma realidade preocupante no municÃpio de Patos de Minas.
Uma pesquisa da Datafolha aponta que três em cada dez brasileiros adultos estão totalmente isolados, ou saem de casa somente quando é inevitável. Entretanto, demonstra também a baixa adesão do isolamento de jovens.
De acordo com levantamentos feitos pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira, o número de pacientes com idades entre 18 e 45 anos, internados em UTI’s, saltou de 13,1% para 38,5%.
O infectologista Francisco de Assis afirma que a falsa impressão de que a situação melhorou faz com que as pessoas naturalmente relaxem com os cuidados preventivos da pandemia.
Nas ruas de Patos de Minas, é possÃvel avisar pessoas sem máscaras, porém a preocupação ainda é presente. “Como a vacina já saiu, o pessoal perdeu a preocupação e acha que já pode voltar ao normalâ€, disse uma transeunte.
“Quem transita com o vÃrus são as pessoas, não é o vÃrus que fica pulando de uma pessoa pra outra. Quanto maior a circulação, maior a possibilidade de contágioâ€, alertou o infectologista.
Francisco de Assis reforça a importância da higienização constante das mãos e principalmente do uso da máscara, que ainda é obrigatório no combate à transmissão do novo coronavÃrus.
