Após reivindicar 15,85%, servidores aceitam proposta da prefeitura de 10,67%
Mesmo com as perdas salariais que vem se somando ao longo dos anos e temendo que o prefeito pudesse voltasse a trás na proposta, optou-se pela aprovação.
Em assembléia realizada na manhã desta terça-feira (29), os servidores públicos municipais de Patos de Minas decidiram aceitar a proposta de reajuste salarial apresentada pelo poder executivo. Anteriormente o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (Sintrasp) havia reivindicado que os vencimentos fossem reajustados em 15.85%, mais reajuste de R$ 70,00 no vale alimentação. Em contra proposta a administração municipal propôs reajuste de10.67% dividido em três vezes e apenas 40% para os vales.
Após a aceitação da proposta pela categoria, o vice-presidente do Sintrasp, Marco Túlio Couto, disse que a aprovação foi por falta de opção. Segundo ele, se for feito o cálculo do reajuste proposto em três vezes, chega-se a 8% em uma inflação de 10,67%. Embora a categoria tenha a noção da perda de quase 3% nesse ano, devido a falta de outras propostas e com a aproximação do período eleitoral que iria dificultar ainda mais as negociações, o sindicato propôs então que este reajuste fosse aprovado.
O reajuste será retroativo ao mês de janeiro. Deste modo, a prefeitura propôs três e meio para os meses de janeiro, fevereiro e março, 7.1 em abril, maio e junho, sendo que a partir de julho 10.67%. Mesmo com as perdas que vem se somando ao longo dos anos e temendo que o prefeito pudesse voltasse a trás nesta proposta, devido ao agravamento da crise, optou-se pela aprovação.
A Câmara Municipal deverá analisar o reajuste proposto pela prefeitura e que foi aceito pelo Sintrasp. Mas para Marco Tulio, não deve haver mudanças, uma vez que o valor não supera a inflação. O vale alimentação que ficou em R$ 340,00, também será retroativo a janeiro e começará a ser recebido no mês de maio.
