PatosJá
PatosJá
Geral

Câmara Municipal promove Audiência Pública para discutir a violência

O objetivo foi de buscar soluções para um grave problema, a situação da violência que envolve crianças e adolescentes

Admin2015-05-08Fonte: Edvar Santos
Compartilhar:

A câmara municipal de Patos de Minas promoveu nessa quinta-feira (08), uma audiência publica realizada no teatro municipal para discutir sobre a violência que envolve crianças e adolescentes. O que se busca é soluções par o problema.

A proposta da audiência foi apresentada pelo vereador José Lucilo, o Duda e realizada no Teatro Municipal Leão de Formosa. O objetivo foi de buscar soluções para um grave problema, a situação da violência que envolve crianças e adolescentes. Para o vereador, a realização de um diagnostico prévio, indica números preocupantes, quanto à  questão, por isso deve ser feito com urgência. Segundo ele, o que provocou a iniciativa foram as manifestações recebidas quase que diariamente reclamando a situação da alta nos índices de violência e criminalidade.

A audiência teve boa participação de publico, com presença do Secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social André Quintão, além de Promotores, Juizes, Polícias Civil e Militar e Conselheiros tutelares. Jose Antônio Ventura é coordenador do movimento de igualdade racial. Para ele a violência contra crianças e adolescentes atinge principalmente os negros. Há dois anos ele desenvolve um trabalho voltado a jovens carentes. Para Ventura, há falhas graves por parte dos governantes em relação ao problema que precisam ser corrigidas com urgência para dar um futuro melhor a esses jovens.

Representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e também do Ministério Público, atuarão como expositores, detalhando a situação em suas áreas específicas em relação aos menores.

De acordo com a representante do ministério publico Vanessa Dosualdo, há 04 anos em funcionamento, o Centro de Internação Provisória de Patos de Minas esta com capacidade esgotada e com demanda crescente. Segundo ela, a gestão anterior do estado de Minas foi procurada para resolver a situação, porém, na época não havia uma prioridade para o Alto Paranaíba e Noroeste. A expectativa é de que o novo governo possa viabilizar os recursos necessários para a expansão da instituição.

Mas o que fazer então para solucionar problema que envolve a violência com crianças e adolescentes? A audiência publica é um bom começo. O Secretário de Estado André Quintão, disse que a melhor maneira de prevenir a violência, seria melhorar a rede de proteção social. Segundo ele, precisa-se investir muito na educação, para evitar a evasão escolar no ensino médio, trabalhar o apoio e acompanhamento das famílias na geração de renda e inclusão produtiva. Ainda de acordo com Quintão, é importante também que o SUS oferte oportunidades de tratamento pra o usuário de drogas, ampliando assim a proteção em todos os casos.