PatosJá
PatosJá
Geral

Com prazo terminando, patenses enfrentam fila para regularizar título de eleitor

Admin2018-05-07Fonte: Odair Cardoso (*) com Agência Brasil
Compartilhar:

Nesta segunda-feira (07)faltando três dias para o fim do término do prazo estipulado para a regularização do título de eleitor, sobrou fila para os patenses e moradores da região, que buscavam pelos atendimentos. Aqueles que ficaram mais de três eleições sem votar ou justificar a ausência têm até a próxima quarta-feira (9) para resolver a situação.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, para efeito dessa contagem, cada turno de um pleito representa uma eleição. A participação nas eleições é facultativa apenas para analfabetos, pessoas com idade entre 16 e 18 anos ou com mais de 70 anos. Para os demais brasileiros, o voto é obrigatório.

A imensa fila se formava desde a entrada do prédio do Cartório Eleitoral, que fica localizado na Olegário Maciel, até a esquina com a Major Gote, onde diante da grande procura, muita gente precisou ter paciência durante a espera pelo atendimento. Além do fim do prazo para a regularização do título, também termina nesta quarta-feira o período para o eleitor que tem 15 anos, mas vai completar 16 anos até a data da eleição e requerer o título.

O mesmo dia também é o prazo final para que pessoas com deficiência que necessitam de atendimento especial informem sua situação à Justiça Eleitoral para que sejam remanejadas para uma seção adaptada.  O cidadão deve ir ao cartório eleitoral de posse do título de eleitor caso o possua, além de um comprovante de residência e um documento oficial de identificação pessoal que tenha, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade. No caso dos homens, também é necessário levar o comprovante de quitação militar.