Economista esclarece os desafios econômicos das próximas gestões municipais
Preço do alimento deve demandar mais atenção do poder executivo
O início da pandemia marcou o cenário do início da última gestão dos prefeitos e trouxe diversos desafios, especialmente aqueles relacionados à saúde. Em 2025, desafios como a inflação do preço dos alimentos devem demandar mais atenção do poder executivo.
Segundo o economista Hermano Caixeta, a prefeitura deverá analisar com cuidado o orçamento municipal, assim como a aquisição dos alimentos para a merenda escolar e os suprimentos das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que também exigem qualidade na alimentação.
“A opção de procurar uma merenda cada vez mais saudável está ficando mais cara e mais indisponível”, disse Hermano.
O especialista explicou que, com o aumento do preço dos alimentos, existe uma articulação da prefeitura para que os produtores regionais sejam privilegiados. O objetivo da estratégia é driblar a inflação e reduzir os custos com a distância da empresa contratada.
Outros desafios
As mudanças climáticas também são um ponto desafiador para as novas gestões. Conforme o economista, aumentar o nível de preparo da cidade e estrutura da defesa civil são formas de responder à situação de forma mais cautelosa e segura para a população mineira.
“A emergência climática fica cada vez mais evidente. Todos os poderes públicos precisam saber como agir sem gerar grandes impactos ambientais”, afirmou Hermano.
O especialista também ressaltou ser necessário um maior planejamento das autoridades competentes para garantir uma melhor capacidade de geração de emprego, com carteira assinada e estabilidade para o trabalhador.
