Estado orienta prefeituras a intensificar medidas de segurança e não autorizar festas durante o Carnaval
Recomendação foi homologada nesta quarta-feira (3/2) pelo Comitê Extraordinário Covid-19; grupo também aprovou mudanças de ondas no plano Minas Consciente
O Comitê Extraordinário Covid-19, responsável por monitorar a situação da doença no estado, homologou, em reunião nesta quarta-feira (3/2), algumas orientações para que os municÃpios mineiros possam conter o avanço da pandemia durante o Carnaval, de 12 a 17 de fevereiro. As diretrizes são as mesmas a serem seguidas pelo Governo do Estado no perÃodo.
Entre as medidas recomendadas, que se estendem aos 853 municÃpios mineiros, estão a suspensão do ponto facultativo e a proibição do fechamento de ruas e praças para fins festivos.
Segurança
Segundo o governador Romeu Zema, as recomendações visam à segurança da população e têm como objetivo evitar um novo pico da doença.
“A nossa recomendação expressa é que neste ano não podemos ter aglomerações. Tivemos no mês de janeiro um número recorde de internações em UTIs, de internações em leitos de enfermaria e também de óbitos, devido, principalmente, à s festas de final de ano. Se quisermos um estado mais seguro, todos nós temos que fazer a nossa parteâ€, afirmou.
Zema também ressaltou que as diretrizes buscam orientar a decisão dos prefeitos e ressaltou que o Executivo estadual adotará as mesmas medidas durante o perÃodo de Carnaval.
“Não haverá ponto facultativo nas repartições públicas estaduais. Todos estarão trabalhando e vamos ter de deixar a festa para daqui a alguns meses, quando boa parte da população já estiver vacinada e tivermos em uma situação melhor. Então, fica aqui o meu pedido a todos: vamos manter as medidas de distanciamento social e todos os cuidadosâ€, disse.
Orientações
As orientações do Governo de Minas para as 853 prefeituras no perÃodo de 12 a 17 de fevereiro são:
Não autorizar, no âmbito de seu território, o fechamento de ruas, praças e congêneres para fins festivos;
Não autorizar, no âmbito de seu território, o uso de espaços de serviços para fins de eventos de Carnaval, tais como academias, clubes, centros de compras, estacionamentos e congêneres;
Não decretar feriado ou ponto facultativo no perÃodo do Carnaval;
Cancelar eventuais celebrações cÃvicas municipais;
Implementar, durante o Carnaval, as medidas de segurança próprias para a onda vermelha, independentemente da fase de funcionamento das atividades socioeconômicas em que se encontrar a macro ou microrregião;
Suspender a realização de qualquer evento, público ou privado, de qualquer natureza, no perÃodo em questão, inclusive para aqueles de pequeno porte de que trata o protocolo para a onda vermelha;
Adotar medidas para:
- Evitar aglomerações em locais turÃsticos e esportivos, tais como praças, balneários, estádios e congêneres;
- Desestimular o uso de equipamentos de amplificação sonora ou instrumentos musicais que possam incentivar aglomerações.
Todos os demais protocolos e medidas de segurança recomendadas pelo plano Minas Consciente devem ser observadas no perÃodo do Carnaval, independentemente da adesão do municÃpio, para que possam complementar possÃveis ações já adotadas pelas próprias prefeituras. As recomendações também são válidas para empresas públicas e sociedades de economia mista.
Equipamentos e espaços de gestão do Estado
Ainda conforme a deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19, as unidades de conservação, balneários, centros de eventos socioculturais, instalações e equipamentos históricos do Estado deverão permanecer fechados para o acesso ao público durante o perÃodo carnavalesco. A mesma medida de enfrentamento à pandemia é recomendada aos municÃpios.
