Estradas rurais estão em colapso em Carmo do Paranaíba: moradores estão ilhados
Tráfego está interrompido na LMG-743, que liga o distrito de Major Porto a Quintinos
As chuvas insistentes que atingem a região têm agravado um problema antigo no município de Carmo do Paranaíba. Estradas rurais estão alagadas e sendo tomadas pelo barro, que está isolando comunidades inteiras dos grandes centros urbanos.
O tráfego de veículos está interrompido e a situação na LMG-743, que liga o distrito de Major Porto a Quintinos, já atingiu o limite. No último fim de semana, moradores se uniram a lideranças políticas em um protesto para cobrar soluções imediatas.
“Chegamos a um ponto em que não conseguimos transitar mais, meus meninos estão faltando na escola porque não dá para passar na rodovia. Precisamos que façam algo”, alegou o representante da Associação de Moradores da região, Valmir Lagares.
Manifestação
De acordo com relatos, a situação é tão crítica que até o veículo que estava no local para realizar obras acabou atolando, evidenciando a falta de condições mínimas de acesso. Caminhões, carros e até ambulâncias enfrentam dificuldades no local.
Cansados de esperar por soluções, os moradores organizaram uma manifestação que reuniu centenas de pessoas. O protesto contou com a presença de políticos da região e reivindicou a recuperação imediata de mais de 24 quilômetros de estrada.
“Queremos chamar a atenção do DER e do Estado em prol dessa estrada que é tão importante para o município. Nós pedimos o apoio para darem uma manutenção para que a população tenha o direito de ir e vir”, ressaltou o prefeito Lucas Mendes.
Dificuldade
O problema não é novidade, há décadas, a mesma situação se repete a cada período chuvoso, trazendo prejuízos ao escoamento da produção rural, dificuldades de acesso a serviços de saúde, educação e colocando vidas em situação de risco.
“Tem 60 anos que enfrentamos o mesmo problema. Cada ano, a situação é diferente em um novo lugar. Depois que eles passaram a estrada para o DER, tudo ficou mais difícil e complicado”, apontou o produtor rural, João Batista.
A NTV entrou em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) para obter mais informações sobre possíveis planos de melhoria para a região e aguarda resposta.
Leia também
