Geral
Governo Federal libera saldo do FGTS retido pelo saque-aniversário; saiba mais
Parte dos beneficiados pela Medida Provisória (MP) não poderá sacar valor integral
Admin2025-12-23Fonte: Agência Brasil - Lorena Teixeira
O Governo Federal liberou nesta terça-feira (23), o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) retido para aqueles que haviam optado pelo saque-aniversário. Porém, o ato só valerá para quem foi demitido entre janeiro de 2020 e 23 de dezembro deste ano.
A primeira parcela, de até R$1.800, será paga até o dia 30 de dezembro. Já a segunda vai liberar o restante na conta do trabalhador até 12 de fevereiro de 2026. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), 87% receberão o dinheiro direto no aplicativo do FGTS.
O órgão informou que 14,1 milhões de trabalhadores serão beneficiados e o valor liberado chegará a R$ 7,8 bilhões. Vale destacar que já está disponível o calendário de liberação da quantia em relação ao pagamento, que será divulgado pela Caixa Econômica Federal.
Além disso, parte dos beneficiados pela Medida Provisória (MP) não poderá sacar o valor integral porque o saldo está comprometido com empréstimo. Em novembro deste ano, foram anunciadas novas regras limitando empréstimos e antecipação da modalidade.
O saque-aniversário permite que o trabalhador possa sacar uma parte do saldo do FGTS todos os anos, no dia em que o mesmo faz aniversário. Mas, ao escolher a modalidade, ele abre mão de sacar o saldo total do fundo em caso de demissão sem justa causa.
