Mais de 62% do IPVA 2017 já foi arrecadado em Patos de Minas
40% do valor pago pelo contribuinte é repassado para o município
Começou a vencer na quinta-feira (09/03) a terceira e última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA. Patos de Minas já arrecadou mais de 62% do que foi emitido pela Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais. A escala teve início para veículos com finais de placa 1 e 2, sendo que para os e 9 e 0, o último prazo será na quarta-feira, 15 de março.
De acordo com João Bosco Tolentino, chefe da Agência Fazendária, até agora em Patos de Minas já foram pagos quase R$ 32 milhões o equivalente a 62,7% do total emitido para o ano, que é calculado em cerca de R$ 51 milhões. Estes valores são divididos da seguinte forma: 40% fica no município, 40% vai para os cofres do Estado, enquanto os 20% restantes são destinados para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb.
Patos de Minas tem uma frota de 95.883 veículos, sendo que destes 32 mil são motocicletas. Pelo menos 16.550 proprietários ainda estão inadimplentes considerando-se também os anos anteriores. Com relação ao pagamento do IPVA 2017, 5.400 permanecem em débito, restando portanto cerca de R$ 18 milhões a serem pagos.
Mas os donos de veículos precisam ficar atentos também ao termino do prazo para o pagamento da Taxa de Renovação e Licenciamento Anual de Veículo - TRLAV, com o valor de R$ 92,66, e que finaliza no dia 31 de março. Caso continuem inadimplentes com os impostos após o final da escala de vencimento, os devedores terão os débitos inscritos em dívida ativa e serão encaminhados a protesto cartorial para cobrança dos valores devidos.
