Minas Gerais adota novo modelo de exame para obtenção de CNH nesta sexta-feira (13)
Trajetos foram revisados para refletir cenários reais do trânsito nos municípios mineiros
Por: Redação PatosJá
Fonte: Agência Minas - Lorena Teixeira
Minas Gerais adotou um novo modelo de exame prático para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nesta sexta-feira (13). Uma das principais mudanças está no estacionamento, que deixará de ser uma etapa isolada e passará a ser eliminatória.
Conforme a reformulação, elaborada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Cotran), o intuito é modernizar o processo de habilitação, com foco na segurança e no comportamento do candidato durante o trajeto.
Durante o exame, serão avaliadas situações cotidianas, como respeito à sinalização, travessia de pedestres, cruzamentos e tomada de decisões seguras ao volante. Além da integração do estacionamento, outras mudanças também começaram a valer:
- Avaliação contínua durante toda a prova;
- Possibilidade de ajuste de manobras;
- Ausência de tempo cronometrado para estacionar;
- Retirada de faltas que geravam reprovação automática.
- Ausência de tempo cronometrado para estacionar;
- Retirada de faltas que geravam reprovação automática.
Os novos procedimentos foram alinhados com os gestores responsáveis pela aplicação das provas, que orientaram as bancas examinadoras locais. Ressalta-se que os trajetos também foram revisados para refletir cenários reais do trânsito nos municípios mineiros.
Leia também
