PatosJá
PatosJá
Geral

Patos de Minas confirma primeiro caso de leishmaniose em 2024

Uma reunião com médicos veterinários foi realizada nesta quinta-feira

Admin2024-03-22Fonte: NTV
Compartilhar:

Nessa quinta-feira (21), foi confirmado o primeiro caso de leishmaniose visceral de 2024 em Patos de Minas. A Secretaria de Saúde realizou uma reunião com médicos veterinários para tratar sobre o tema.

 

De acordo com as informações, o caso foi registrado em um cachorro que reside no município. Diante da confirmação, as clínicas veterinárias foram notificadas pela SMS, que promoveu encontro com profissionais da área para tratar sobre medidas de controle.

 

Participaram da reunião, na noite desta quinta-feira, representantes da vigilância em saúde, do Centro de Controle de Zoonoses, médicos veterinários e do Conselho de Medicina Veterinária, quando foram traçadas as estratégias que serão tomadas em conjunto.

 

Patos de Minas não está em área endêmica de leishmaniose, mas podem ocorrer casos esporádicos. No entanto, a confirmação do diagnóstico da doença chama a atenção para a necessidade da prevenção.

 

A Leishmaniose Visceral é uma doença grave, transmitida pela picada do mosquito-palha, como é popularmente conhecido. O mosquito-palha se contamina picando um cão infectado e posteriormente uma pessoa. Não há transmissão direta entre pessoas e cães.

 

Os principais sintomas da leishmaniose visceral são febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e no intestino.