Patos de Minas já teve mais de 300 queimadas em 2016
O alerta é do Corpo de Bombeiros, que vem divulgando informe através da imprensa, para conscientizar a população patense
Com o período de seca se prolongando, os focos de incêndio aumentam cada vez mais. De janeiro até agora, foram registradas 311 ocorrências de queimadas em Patos de Minas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, no ano passado, foram 277, com um aumento de 6% nos registros da corporação.
Os incêndios florestais ou em vegetação colocam em risco pessoas e bens, além de provocar danos ambientais, muitas vezes irreversíveis. A grande maioria são causados pela ação do homem. Nessa época do ano, o clima fica realmente seco e as chuvas se tornam escassas, com vento e baixa umidade relativa do ar, pequenas fagulhas podem se propagar provocando um grande incêndio, por este motivo, é preciso estar atento. O alerta é do Corpo de Bombeiros, que vem divulgando informe através da imprensa, para conscientizar a população patense.
De acordo com o Comandante da 4ª Companhia, Major Ricardo Marisguia Mendes, a população deve conhecer os malefícios provocados pelas queimadas, para assim começarem a conscientizar e agirem preventivamente. Este meio primitivo destinado principalmente à limpeza dos terrenos causa alterações ambientais, reduz proteção das nascentes, facilita processos erosivos, causa problemas de saúde às pessoas que estão próximas ás áreas incendiadas entre outros problemas.
Diante do problema cada vez maior das queimadas, o Corpo de Bombeiros repassa dicas importantes para prevenir.
Ao trafegar pelas estradas e rodovias, não lance pontas de cigarro pela janela do veículo, pois com a baixa umidade desse período, a vegetação seca se incendeia com muita facilidade.
Ao realizar acampamentos, seja bastante cuidadoso na hora de acender fogueiras, velas e lampiões. Só acenda as fogueiras após limpar bem o local, retirando completamente a vegetação em volta. Procure fazer sua fogueira em local aberto, como por exemplo, numa clareira ou à beira do rio, para que o fogo não prejudique os galhos e folhas das árvores que estejam em volta ou acima dela. Quando não for mais utilizar a fogueira, certifique-se que as brasas estão apagadas e resfriadas. Se possível, enterre as sobras de material (carvão, brasas e cinza). Não jogue os restos da fogueira no rio. Nunca se ausente do acampamento, deixando para trás a fogueira acessa ou com torrões em brasa.
Não jogue lixo por aí. As latas de metal, os cacos e garrafas de vidro podem se aquecer ao sol e acabar dando origem às queimadas.
Faça aceiro nas divisas das propriedades rurais, os aceiros são faixas em que a vegetação foi retirada para impedir que o fogo de queimadas e incêndios se propague. Os aceiros podem ser feitos para preservar uma área (plantações, residências, estradas, áreas de preservação etc) antes de um incêndio ou para evitar que ele se alastre quando já tiver começado. Caso você seja vizinho a lotes vagos, é aconselhável que seja feito aceiros ao longo da divisa, próximo aos muros, de forma a proteger as residências.
