Patos de Minas sente efeitos da crise no Governo Estadual
Dívida do estado com o município chega a R$ 37 milhões
Nos últimos tempos, as prefeituras de Minas Gerais vêm passando por grandes dificuldades financeiras. A falta de repasse aos municípios por parte do Governo estadual tem totalizado uma dívida de mais de R$ 8 bilhões com as cidades mineiras. Só para Patos de Minas, o Governo deve mais de R$ 37 milhões. Enquanto não acontece o pagamento, a prefeitura patense segue trabalhando com dificuldades.
De acordo com o Prefeito Municipal, José Eustáquio Rodrigues Alves, os repasses de imposto como o IPVA e o ICMS, além do Fundeb, que financia a educação básica, são de extrema importância para o município e estão bastante atrasados.
Ainda segundo o Prefeito, o setor de saúde é o que mais está sofrendo com a falta de repasses. Desde novembro de 2016 a prefeitura está sem receber nenhuma verba destinada à UPA e ao Samu.
Como alternativa para solucionar o problema financeiro, o Governo de Minas estuda realizar empréstimos e vender parte da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), para minimizar o rombo e colocar as contas dos municípios em dia.
Segundo o prefeito José Eustáquio, enquanto os repasses não acontecem, a prefeitura está tentando reduzir despesas de todas as formas possíveis. O chefe do executivo ressaltou que, mesmo diante da situação de crise enfrentada pela administração, a última parcela referente à divida herdada da gestão anterior será paga em setembro.
Em relação ao pagamento dos servidores municipais, o prefeito informou que em agosto os depósitos foram efetuados até o quinto dia últil após muito esforço da administração. Para os próximos meses não há previsão da data de pagamento.
