Polícia Civil lança campanha para alertar sobre o desaparecimento de crianças
A conscientização e a prevenção são as melhores formas de proteção.

A Polícia Civil de Minas Gerais lançou uma campanha para esclarecer à população que não é necessário esperar 24 horas para registrar o desaparecimento de uma criança. O objetivo é reforçar a importância da comunicação imediata às autoridades, aumentando as chances de localização segura e rápida dos menores desaparecidos.
Em 2024, Minas Gerais registrou cerca de 171 crianças desaparecidas, das quais 107 foram encontradas. Já em 2025, até o momento, foram contabilizados 43 desaparecimentos de crianças entre 0 a 11 anos, com 28 delas localizadas.
A campanha tem como foco alertar os pais sobre a importância de estarem atentos ao comportamento dos filhos, visando evitar possíveis desaparecimentos.
A Polícia Civil também visa desmistificar a crença de que é necessário esperar 24 horas para registrar o desaparecimento. Quanto mais rápido o caso for comunicado, mais eficaz será a busca.
O QUE FAZER SE A CRIANÇA DESAPARECER?
- Registre um Boletim de Ocorrência (B.O) em uma Delegacia de Polícia para iniciar um processo de investigação oficial para a busca e localização da criança desaparecida. Não é necessário esperar 24 horas para fazer o B.O.
- Ligue para o Disque 100, também conhecido como Disque Direitos Humanos ou Disque Denúncia Nacional, um serviço de proteção de crianças e adolescentes, onde é possível obter orientações e registrar uma denúncia.
- Registre o desaparecimento no site https://www.desaparecidos.gov.br/, que é um Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos. O site funciona como um banco de dados alimentado com informações e imagens sobre crianças e adolescentes desaparecidos.