PatosJá
PatosJá
Geral

Prefeitura de João Pinheiro suspende cobrança da taxa de esgoto da Copasa

A justificativa para a medida, é de que a companhia não vinha cumprindo o que foi acordado em contrato

Admin2017-09-23Fonte: Odair Cardoso.
Compartilhar:

O prefeito de João Pinheiro decidiu por fim a cobrança da taxa e esgoto. Assim como Patos de Minas, a cidade do Noroeste do Estado, possui um contrato com a Copasa e, do mesmo modo como acontece aqui, a companhia vem descumprindo o que está estabelecido no acordo.  Diante do impasse, o chefe do executivo mandou interromper a cobrança.

De acordo como o prefeito Edmar Xavier Maciel, o esgoto da cidade vem sendo despejado em córregos e rios do município e corre a céu aberto, sendo que apenas uma pequena parte é tratada, o que segundo o gestor, descumpre as cláusulas do contrato assinado em 2003 com a Copasa. Diante do impasse, o executivo enviou proposta de suspensão da cobrança da taxa de esgoto para câmara, onde o projeto foi aprovado por unanimidade.

Outra reclamação do prefeito de João Pinheiro, é de que a companhia estatal não vem promovendo os investimentos no setor de saneamento da cidade. Além disso, para ele faltou planejamento, uma vez que o local onde está instalada a estação de tratamento de esgoto acarreta problemas e reclamações, alegando que o mau cheiro toma conta do perímetro urbano, causando muitos transtornos para a população. Caso a Copasa não atenda a determinação, o caso deverá ser levado para a Justiça, com pedido para a devolução do dinheiro cobrado e da recisão do contrato em sua totalidade.

A situação se assemelha ao que acontece em Patos de Minas, onde mesmo com o serviço de tratamento de esgoto sendo realizado parcialmente, os moradores pagam a taxa do serviço, que segue de maneira ineficaz. Enquanto isso, o Rio Paranaíba continua recebendo os resíduos poluentes.