Prefeitura divulga nota a respeito do mau cheiro no município
Empresa causadora do problema foi notificada pela Semad-MG em março
Prefeitura de Patos de Minas divulgou nota nesta segunda-feira (24) a respeito do mau cheiro no município. Por meio da Diretoria de Meio Ambiente, informou que "tem acompanhado as reclamações quanto ao mau cheiro propagado na cidade nos últimos meses".
Segundo a nota, a gestão municipal disse que já tomou as medidas que estão ao seu alcance, dentre elas acionar o Governo de Minas Gerais. Alegou que a responsabilidade de fiscalizar empreendimentos com potencial geração de odores "é da administração estadual, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável".
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG) enviou representantes ao município no fim de março, segundo a nota, "oportunidade em que a empresa cuja atividade causa o odor foi inspecionada da chegada da matéria-prima até o tratamento final de efluentes".
De acordo com a secretaria, "as ações de fiscalização ainda estão em curso, e o relatório será remetido ao município quando concluído", a nota complementa que o empreendimento foi orientado a executar algumas medidas emergenciais para minimizar o problema de forma imediata.
Ofício enviado à Diretoria de Meio Ambiente, a empresa, que é devidamente licenciada pelo órgão estadual, de acordo com os documentos, formalizou o compromisso de "adotar medidas para melhorar o tratamento dos gases oriundos de seu processo produtivo".
O prazo para realização das medidas seguintes, especificadas na nota, é de até 180 dias: inclusão de novo aerocondensador, de novo lavador de gases para a linha dos moinhos, de câmaras frigoríficas em fornecedores (para melhor conservar a matéria-prima) e de caminhões refrigerados para a coleta de subproduto de peixe; alteração dos lavadores de gases para lavadores químicos; realização de novo estudo de vazão e concentração das partículas odoríferas.
