PatosJá
PatosJá
Geral

Prefeitura instaura processo administrativo contra a Copasa por desabastecimento de água em Patos de Minas

Desde a quinta-feira até o fim de semana, diversos bairros ficaram sem o fornecimento

Admin2023-10-09Fonte: NTV
Compartilhar:

As intermitências no fornecimento de água em Patos de Minas, que tiveram início na última quinta-feira e seguiram por todo o fim de semana, afetando moradores de diversos bairros, geraram muitas reclamações e resultaram em pelo menos duas coletivas de imprensa nesta segunda-feira (9), uma delas por parte da prefeitura.

 

Durante o encontro, que contou com a participação de secretários do município, a deputada estadual, Ludmila Falcão e o coordenador do Procon Rafael Godinho, o prefeito Luís Eduardo Falcão, relembrou as sanções aplicadas pela prefeitura contra a Copasa em 2021, quando a companhia foi multada duas vezes com os valores chegando a quase R$ 2 milhões. O prefeito avaliou que novamente um processo administrativo será instaurado, podendo resultar em nova penalidade.

 

Falcão ressaltou que o processo para a licitar a empresa que deverá substituir a Copasa está em andamento, afirmando que já foi realizada a modelagem desta licitação e que o próximo passo é encaminhar para a Copasa um documento informando que o município pretende encampar o contrato, ou seja, extinguir unilateralmente a concessão dos serviços que são prestados pela companhia de saneamento.

 

O prefeito explicou também que depois disso, a Arsae, que é a agência reguladora, irá determinar qual o valor dever ser pago a Copasa como indenização. Na sequência a prefeitura encaminha toda a documentação para a Câmara Municipal, onde os vereadores vão decidir se autorizam ou não encampação do contrato e a nova licitação.