Velocidade de internet em Patos de Minas ainda deixa a desejar
O Brasil ocupa a 90ª posição em velocidade de internet
A internet brasileira ficou na 90ª posição do ranking referente ao terceiro trimestre sobre velocidade de conexão, com uma média de 2,9 Mbps. Isso é menos do que o que se considera banda larga (4 Mbps).
Em Patos de Minas a situação é ainda pior, os usuários não recebem a velocidade contratada, pagam caro pela Internet e a falta de concorrência é considerada outro problema para falta de investimentos no setor. O crescimento do número de usuários sem planejamento e a falta de investimentos na tecnologia estão entre as causas da lentidão que irrita internautas e causa prejuízos para empresas.
Para Thiago Germano Palhares que trabalha com automação comercial em Patos de Minas a explicação para a baixa velocidade de internet na cidade é a falta de concorrentes no setor para melhorar a prestação deste tipo de serviço. Ainda segundo ele, muitos usuários não sabem exigir os seus direitos ou como verificar se o que foi contratado está sendo recebido dentro do estabelecido em lei. É obrigatório pela Anatel, que as empresas concecionárias do serviços, disponibilizem uma página de teste.
Além disto na própria rede existem sites confiáveis para que o consumidor de internet possa medir a velocidade de sua conexão. Porém, em muitos casos, nestes testes está a realidade enfrentada pelo usuário Patense, que sofre com a instabilidade do sinal.
