PatosJá
PatosJá
Geral

Vereador indica criação de campanha de desestimulação da prática de doação de esmola em Patos de Minas

A indicação 157/2023 deve ser votada na reunião desta quinta-feira, em turno único

Admin2023-06-22Fonte: NTV
Compartilhar:

Consta em pauta da Reunião Ordinária desta quinta-feira (22), que ocorre no Plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas (CMPM), indicação do vereador José Luiz Borges Júnior (Podemos), que dispões sobre "a criação de campanha de desestimulação da prática de doação de esmola", em Patos de Minas. A indicação 157/2023 deve ser votada na reunião desta quinta-feira, em turno único.

 

O vereador José Luiz Borges justifica que algumas prefeituras já fizeram campanhas no mesmo sentido “não dê esmola, dê oportunidade” ou “dar esmola não é caridade”, ainda diz que "essa prática é muito comum em nossa cidade (Patos de Minas) e apesar da boa intenção de quem doa, não garante o mínimo de dignidade e o dinheiro arrecadado não cumpre a verdadeira razão da caridade".

 

Segundo levantamento mais recente do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), de abril de 2023, cerca de 80 pessoas estão cadastradas em situação de rua em Patos de Minas. O vereador afirma no documento que "muitas das pessoas que recebem são usuários de drogas, que vivem nas ruas e não aceitam ajuda da secretaria de desenvolvimento social".

 

O parlamentar ainda descreve na indicação que "a esmola tem sustentado os vícios lícitos e ilícitos que prejudicam a reabilitação dessas pessoas e geram ainda mais problemas para a comunidade". A esmola é uma prática presente em todas as grandes religiões e, no cristianismo.

 

No Brasil são cerca de 60 a 70% de católicos e de outros 20 a 30% de evangélicos, segundo a FGV e o Datafolha; o que faz da prática algo comúm na sociedade brasileira. A prática da esmola ainda divide opiniões entre os especialistas.