PatosJá
PatosJá
Meio Ambiente

Biquinha do Bairro Caramuru corre risco de desaparecer

A degradação por diversas intervenções humanas é um dos fatores que aceleram essa situação

Admin2017-07-20Fonte: Redação Patos Já
Compartilhar:

Numa região rica em recursos hídricos como a de Patos de Minas, deveria promover o máximo de ações para a preservação frente à degradação. Assim como a situação do deságue do córrego Aragão no Rio Paranaíba, próximo ao loteamento do Bairro Jardim Júlia que vem causando divergências e problemas, uma mina de água no Bairro Caramuru é outra mostra da falta de atenção dada às nascentes.

A biquinha que fica localizada no cruzamento da Rua João Eustáquio com Zina Rocha, protegida por um pé de gameleira e várias outras vegetações, corre o risco de secar completamente devido ao uso do local por pescadores – que lá vão em busca de minhocas usadas como iscas -, além de usuários e traficantes de drogas – que vão ao local a noite para comercializar ou consumir os entorpecentes.

Os moradores das proximidades da bica reclamam do descaso tanto das autoridades administrativas quanto das ambientais. Cléber Anderson Brito que reside próximo a nascente, pede que “[...] o poder público vire os olhos para essa área, iluminando-a, quem sabe até com a criação de um chafariz, até porque aqui é um ponto de referência para o bairro Caramuru” diz o morador.

Ele ainda afirma que antes a bica tinha um volume maior de água, uma vez que, não tinha aditivos como cloro. "Hoje já não existe essa possibilidade pelo volume que vem diminuindo justamente por conta da degradação e para protegê-la, fazer um marco municipal no local para que esse patrimônio seja preservado e valorizado”.