Rompimento de reservatório de água despeja grande volume de lama no Rio da Prata
A lama contendo vários materiais foi empurrada para o leito do rio, gerando os danos ambientais
O reservatório de água utilizado para a irrigação em uma fazenda localizada no meio rural de Varjão de Minas, sofreu ruptura na segunda-feira (12). O volume de resíduos que foi parar dentro do leito do Rio da Prata, causou danos para o meio ambiente no município de Presidente Olegário. Uma vistoria já foi realizada no local e a Polícia de Meio Ambiente está acompanhando o caso.
A informação do Comandante da Décima Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito, Major Euzébio, é de que primeiramente a lama avermelhada foi despejada no córrego Dourados que é afluente do Rio da Prata. Segundo ele, todas as providências estão sendo tomadas para apurar a gravidade os danos causados ao meio ambiente e que todos os dados serão repassados ao Ministério Público e Poder Judiciário.
Ainda de acordo com o Major, um representante da empresa responsável pelo reservatório acompanhou a vistoria feita na área afetada. A Polícia de Meio Ambiente também já solicitou trabalhos periciais através do SEMAD em Belo Horizonte. Somente após as verificações legais é que os órgão ambientais vão se pronunciar sobre questões como licenciamento, e possíveis autuações que podem ser impostas aos proprietários da fazenda.
Em nota, a secretaria de agricultura e meio ambiente de Presidente Olegário, disse que a situação já foi informada a Diretoria de Fiscalização dos Recursos Faunísticos e Pesqueiros – DIFAP, a Superintendência de Controle e Emergência Ambiental – SUCEA, em Belo Horizonte, e também ao Núcleo de Fiscalização Alto Paranaíba- NUFIS AP. E que o secretário Júlio Reis, aguarda um posicionamento destes órgãos, para saber quais medidas devem ser implementadas diante do desastre ambiental.
