Governador se reúne com prefeitos em Patos de Minas e destaca ações para minimizar estragos da chuva
Chefe do Executivo também participou da posse da nova diretoria da Amapar e do Cispar
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, cumpriu agendas de trabalho na cidade de Patos de Minas, no Alto ParanaÃba, nesta sexta-feira (28/1). No municÃpio, o chefe do Executivo acompanhou a posse da nova diretoria da Associação dos MunicÃpios da Microrregião do Alto ParanaÃba (Amapar) e do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto ParanaÃba (Cispar). Na sequência, ele se reuniu com cerca de 30 prefeitos para ouvir demandas da região.
O evento foi realizado no Centro de Convenções e Eventos do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). Na presença de lideranças da região, entre prefeitos, vereadores e deputados, o governador destacou as ações do Estado, principalmente neste momento em que Minas enfrenta os reflexos dos estragos causados pelas chuvas.
“A finalidade do nosso trabalho aqui, hoje, é estar com os prefeitos para avaliar como estão os trabalhos de recuperação das enchentes. O processo está acontecendo desde o inÃcio das chuvas. Tenho estado presente em todas as regiões, já fiz diversas viagens para ver e sentir pessoalmente como foram esses danos. Estive com os prefeitos e com a Defesa Civil e a nossa prioridade tem sido sempre o atendimento humanitário. Não dá para deixar alguém que ficou desabrigado ou desalojado ao relentoâ€, destacou.
Zema ressaltou, ainda, que cerca de 60 mil afetados pelas tempestades receberão ajuda financeira. “Teremos esse auxÃlio aos desabrigados que, durante três meses, vão receber R$ 400 reais por pessoa, não é por famÃlia. Um investimento de R$ 72 milhões voltado para mais de 60 mil pessoas. Isso vai possibilitar que esses mineiros que tiveram as suas casas danificadas e atingidas retornem para as residências e tenham condição de comprar pelo menos parte daquilo que perderamâ€, disse.
“Estive com essas pessoas, em muitas casas, e elas perderam tudo, perderam os móveis, o colchão, o estofado, o eletrodoméstico, porque nada fica inteiro com aquela lama que muitas vezes vem do rio e entra nas casas. Esse tem sido um dos focos. Vamos ter uma linha de financiamento de R$ 180 milhões para reconstrução das mais de duas mil moradias que foram destruÃdas. Além disso, depois que as águas baixarem, vamos conseguir fazer mais coisasâ€, acrescentou.
Diálogo
No encontro com os prefeitos da região do Alto ParanaÃba e Triângulo Mineiro, o governador ouviu demandas, principalmente relacionadas à recuperação de estradas e a melhorias na infraestrutura dos municÃpios.
“Anotei todas as demandas e vou discutir soluções com meus secretários. Vale ressaltar que as estradas tiveram prioridade para serem liberadas, mas muitas ainda estão em situação deplorável. Vamos fazer essa recuperação das vias estaduais. Disponibilizamos R$ 50 milhões para as vias municipais, adiantamos recursos do acordo da Associação Mineira dos MunicÃpios (AMM) para aqueles que tinham a receber e decretaram situação de emergência e temos feito o que está ao nosso alcanceâ€, afirmou o governador.
Amapar
A Associação dos MunicÃpios da Microrregião do Alto ParanaÃba completará 37 anos de atuação. Ao todo, são 17 municÃpios ativos em seu quadro de associados. A entidade desenvolve atividades voltadas para a articulação polÃtica nas esferas estadual e federal e para o fortalecimento da região do Alto ParanaÃba, por esforço conjunto das prefeituras participantes. Ao longo de 2022, a Amapar terá na presidência LuÃs Eduardo Falcão, prefeito de Patos de Minas. E como vice-presidente Denise Abadia Oliveira, prefeita de São Gotardo.
Cispar
O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto ParanaÃba foi fundado em 2013, com o objetivo de promover o desenvolvimento regional, o fortalecimento institucional, humano, técnico e financeiro dos municÃpios associados, promovendo o desenvolvimento regional e a descentralização de investimentos. Em 2022, o consórcio terá como presidente César Caetano Almeida Filho, prefeito de Carmo do ParanaÃba, e como vice-presidente Fernando Breno Valadares Vieira, prefeito de Coromandel.
Através do consórcio, municÃpios se beneficiam da contratação de serviços e compras públicas com melhores preços, atendendo à s mais diversas demandas das prefeituras. Algumas dessas atas disponÃveis são referentes à locação de maquinário para manutenção de estradas, sinalização de vias urbanas e contratação de serviço de manutenção da iluminação pública.
