Presídio Sebastião Satiro receberá ambulância do Governo de Minas
Unidades prisionais de Carmo do Paranaíba e de Patrocínio também irão receber os veículos
O governador Fernando Pimentel participou, nesta quarta-feira (23/11), no Palácio Tiradentes, Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, da cerimônia de entrega de 50 novas ambulâncias à Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), aumentando a frota atual em mais de 50%. Os veículos serão usados para atender às demandas dos núcleos de saúde de unidades prisionais de 34 municípios, no nível da atenção básica. O investimento do governo de Minas Gerais é de R$ 4,2 milhões, por meio do Fundo Estadual de Saúde.
Na região, os veículos serão destinados para o Presídio Sebastião Satiro de Patos de Minas, Complexo Penitenciário Nossa Senhora do Carmo em Carmo do Paranaíba e a Penitenciária Deputado Expedito De Faria Tavares em Patrocínio.
Em seu pronunciamento, o governador destacou que a iniciativa compõe um conjunto de ações para melhorar o Sistema Prisional e dar mais segurança à população do Estado. “O detento bem atendido é fator de segurança, porque evita motins e rebeliões. Quem é do Sistema (Prisional), e muitos aqui são, sabe do que eu estou falando. Cuidar disso, para nós, é fundamental. É dar segurança também ao agente prisional na realização da atividade dele. Eu fico muito feliz por fazer essa entrega”, afirmou.
Segundo o governador, apenas no primeiro semestre deste ano foram feitas mais de 31 mil escoltas e deslocamentos para atendimento médico. “Nós temos de ter equipamento adequado, novo, que serve para o detento, obviamente, mas serve também para o agente prisional que está em serviço, caso ele precise”, acrescentou.
A Seap é responsável por administrar 184 unidades prisionais em Minas Gerais que, somadas, contam com 92 ambulâncias. Com a entrega das 50 unidades nesta quarta-feira, o número passa para 142 veículos e 134 unidades atendidas. Ao todo, serão contempladas 20 unidades prisionais de 17 municípios com 20 ambulâncias de grande porte. As outras 30 serão distribuídas entre 30 unidades de 24 municípios. Os critérios utilizados pela secretaria para a distribuição dos veículos levam em conta o número de escoltas de saúde realizadas pelas unidades prisionais; o número de privados de liberdade por unidade contemplada; e os municípios sedes das Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp).
