Duas pessoas são indiciadas por tráfico de influência em Carmo do Paranaíba
A investigação apurou que os investigados cobravam valores prometendo influenciar decisões no setor de trânsito da cidade
A PolÃcia Civil de Minas Gerais (PCMG), divulgou nesta quinta-feira (17), que concluiu e encaminhou a Justiça o Inquérito Policial, que apurou crime de tráfico de influência ocorrido na cidade de Carmo do ParanaÃba. Pelo menos duas pessoas foram indiciadas.
A investigação teve inÃcio em julho de 2021, e foi comandada pelo delegado Geovane Klipel. "A partir de denúncias anônimas, a PCMG apurou que os investigados cobravam valores de cidadãos prometendo influenciar decisões no setor de trânsito da cidade. Levantamentos indicaram, ainda, que os suspeitos passavam a falsa imagem de que os valores beneficiariam servidores públicos da unidade, o que não foi constatado", informou.
A PolÃcia Civil destaca que a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), unidade vinculada à instituição, é responsável por atender todos os serviços de trânsito nas cidades do interior, e as taxas são pré-estabelecidas e inteiramente regulamentadas por agendamento eletrônico de vistorias, protocolo de entrada e saÃda de procedimentos, seja por ordem cronológica ou por prioridade em razão de veÃculos com atividades voltadas ao trabalho social. Portanto, qualquer cobrança inadequada em relação ao serviço público prestado, diferentemente das estipuladas pelo DETRAN/MG, poderá ocasionar a responsabilização penal do cidadão, incorrendo na conduta do crime de tráfico de influência.
Após a conclusão das investigações, duas pessoas foram indiciadas pelo crime previsto no artigo 332 do Código Penal. O Inquérito Policial foi concluÃdo e encaminhado ao Poder Judiciário neste mês. A PolÃcia Civil ressalta a importância da população no combate ao crime, e pede aos cidadãos que denunciem por meio dos telefones 181 ou (34) 3851-2070, como também pelo WhatsApp da Delegacia: (34) 3851-2070. O sigilo é garantido.
