Polícia Militar inicia campanha pelo fim da violência contra a mulher
A campanha de 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres acontece nas cidades de Patos de Minas, Carmo do Paranaíba e São Gotardo
O objetivo da campanha, que ocorre entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro, é reforçar a importância da prevenção e do combate à violência doméstica, promovendo ações educativas e de apoio às vítimas.
Com a missão de promover um atendimento mais humanizado à mulher vítima de violência doméstica e familiar e desestimular ações criminosas no ambiente domiciliar, a Polícia Militar de Minas Gerais conta, desde 2010, com o serviço Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), que possui um portfólio específico de atendimento.
A PPVD consiste em uma viatura qualificada e treinada, composta por uma policial do sexo feminino e um policial do sexo masculino, que prestam serviço de proteção à vítima, garantindo o seu encaminhamento aos demais órgãos da Rede Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.
Nesse sentido, a promulgação da Lei nº 11.340/06 – Lei Maria da Penha – em 7 de agosto de 2006 representa um marco histórico no combate à violência contra a mulher no Brasil. A lei promoveu um avanço significativo na proteção das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar ao estabelecer um conjunto de mecanismos para prevenir, punir e erradicar esse tipo de violência presente em nossa sociedade.
A abordagem da campanha prevê a conscientização quanto à prevenção da violência contra a mulher por meio de ações de mobilização social e da intensificação de medidas para quebrar todas as formas de violência de gênero, além de promover o incentivo as denúncias de práticas ilegais.