Seis toneladas de drogas são apreendidas em Minas durante operação nacional contra tráfico
Ação resultou em 2,5 mil prisões em território mineiro e 16 mil quilos de entorpecentes estão sendo incinerados
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e as Forças de Segurança atuantes em Minas Gerais apresentam, nesta sexta-feira (25/6), os resultados da Operação Narco Brasil. A ação teve como objetivo combater o narcotráfico, com atividades preventivas, de inteligência e de repressão. Durante o mês de junho, aproximadamente 6 toneladas de entorpecentes foram retiradas de circulação; 2,5 mil pessoas foram presas e apreendidas, sendo cumpridos cerca de 300 mandados de prisão, e mais de 170 mil procedimentos de fiscalização realizados apenas no território mineiro.
As atividades, capitaneadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), em parceria com a Secretaria Nacional de PolÃticas sobre Drogas do MJSP (Senad) e com as secretarias estaduais do paÃs, foram deflagradas simultaneamente nas 27 unidades federativas brasileiras, de maneira inédita.
Nessa quinta (24/6) e sexta-feira (25/6), mais de 16 toneladas de substâncias ilÃcitas estão sendo incineradas em todo o estado, conforme prevê a polÃtica nacional - um prejuÃzo que vai de R$ 16 a R$ 20 milhões para as organizações criminosas. Somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte, são 5,3 toneladas de material destruÃdo.
“O Estado organizado demonstra ter condições de debelar este que é o principal comburente da criminalidade violenta no Brasil, o tráfico de drogas. Essa polÃtica pública busca trabalhar a prevenção, conscientizar a população a respeito desse esforço social contra um problema de saúde pública e repreender o crimeâ€, avalia o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, Jeferson Botelho.
Integração
Em Minas, foi empenhada, desde 1/6, uma força-tarefa envolvendo PolÃcia Militar (PMMG), PolÃcia Civil (PCMG), PolÃcia Federal (PF), PolÃcia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), Exército Brasileiro (EB), Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG), Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), coordenados pela Sejusp.
As diligências fazem parte da 23ª Semana Nacional de PolÃticas sobre Drogas, em razão do Dia Internacional de Combate à s Drogas, 26/6, instituÃdo pela Organização das Nações Unidas.
Para o superintendente regional da PolÃcia Federal em Minas, Marcelo Salvio Rezende Vieira, a integração das forças policiais é fundamental na luta contra o crime organizado e leva maior sensação de segurança à sociedade. “O combate à criminalidade requer a constante união de esforços dos entes de segurança estatais, para que a efetividade das ações se sobreponha à evolução dos métodos empregados pelos criminososâ€, ressalta.
Policiamento ostensivo
Durante a Operação Narco Brasil, orientada pela área de inteligência, a PRF realizou ações operacionais nas rodovias federais, em diversas regiões mineiras. Conforme o inspetor Marcelo Silva Santana, chefe da Seção de Operações da PolÃcia Rodoviária Federal em Minas Gerais, “a sinergia que existe entre os órgãos de segurança pública em Minas Gerais traz muitos resultados positivos em benefÃcio da populaçãoâ€.
Já a PolÃcia Militar potencializou ações de caráter preventivo e repressivo, especialmente nas rodovias estaduais e federais delegadas, bem como no meio rural. Foram intensificados o cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão, a realização de abordagens a pessoas e a fiscalização de veÃculos. Em relação à s ações preventivas, foram desenvolvidas, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), atividades relacionadas à Semana Nacional de PolÃticas sobre Drogas, como palestras on-line, blitze e campanhas educativas.
A operação também contou com apoio dos Comandos de Policiamento Especializado (CPE), de Policiamento Rodoviário (CPRv), de Policiamento de Meio Ambiente (CPMAMB) e de Aviação do Estado (Comave). “O trabalho integrado entre as Forças de Segurança e outros órgãos do Estado, por meio de ações preventivas e repressivas, tem contribuÃdo para uma redução histórica da criminalidade, tornando Minas cada vez melhor para se viver e empreenderâ€, destaca o comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues.
Mandados cumpridos
No decorrer do mês, apenas a PolÃcia Civil cumpriu mais de 500 mandados de busca e apreensão relacionados ao tráfico. Na quinta-feira (24/6), Dia D da Narco Brasil, o Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc) cumpriu 15 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão na cidade de Carmo da Mata, na região Centro-Oeste do estado. A ação contou com o apoio do Canil da PCMG e da Coordenação Aerotática (CAT).
“Quando tratamos de combate à s drogas, estamos falando de lutar contra o crime organizado e de evitar que famÃlias sejam vÃtimas desse processo crÃtico. Por isso, é tão importante que nosso trabalho seja intenso, Ãntegro e corretoâ€, argumenta o chefe da PolÃcia Civil de Minas Gerais, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva.
Unidades prisionais
A PolÃcia Penal também impulsionou as buscas por substâncias ilÃcitas nas 194 unidades prisionais mineiras durante o mês de junho. No perÃodo, foram apreendidos 9,6 quilos de maconha, 400 gramas de cocaÃna, 350 gramas de crack, 200 gramas de haxixe, mais de 450 selos de LSD e quase 260 selos de maconha sintética K4 em todo o estado.
No Dia D, foram feitas revistas simultâneas nas 15 maiores unidades prisionais mineiras, de diferentes Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps), com emprego de mais de 1, 5 mil policiais penais. Na ocasião, foram encontrados 40 selos de LSD, cinco comprimidos de ecstasy, cinco selos de maconha sintética K4, além de aparelhos celulares.
