Vacinação contra a pólio cobre 74,23% do público alvo em Patos de Minas
Pelo menos 1.800 crianças não foram vacinadas durante a campanha. Não há previsão de prorrogação
Foi encerrada nessa segunda-feira 31 de agosto, a campanha contra poliomielite realizada pelo ministério da saúde. Apenas 74,23% das crianças de 6 meses a 4 anos foram imunizadas em Patos de Minas. Por enquanto não está prevista uma prorrogação. Mas os pais podem continuar levando os filhos até os postos de saúde para atualizar o cartão vacinal.
De acordo com o setor de epidemiologia do município, foram vacinadas 5.530 crianças de um total de 7.451, que fazem parte do público alvo da campanha. A meta era de que pelo menos 7.100 recebessem a vacina. Com os resultados, apresenta-se um déficit de pelo menos 1.800 crianças que deixaram de ser imunizadas. No Brasil, o número parcial de crianças de 6 meses a 4 anos que se vacinaram não chegou nem a 75% do total previsto. Em Minas Gerais apenas 74,45% das crianças estão imunizadas.
Conforme o gerente de epidemiologia, Erivaldo Rodrigues, até o momento não está prevista a prorrogação da campanha. As crianças que não se vacinaram devem ser encaminhadas a um posto de saúde para colocar o cartão de vacinas em dia. A orientação do Ministério da Saúde é de que embora o Brasil não tenha casos da doença há 26 anos, a Organização Mundial da Saúde recomenda a imunização, já que nove países registraram casos nos últimos dois anos.
