PatosJá
PatosJá
Saúde

Alerta: casos de leishmaniose em animais são registrados em Patos de Minas

Humanos não estão imunes de ser infectados pela doença

Admin2025-01-31Fonte: NTV - Lorena Teixeira
Compartilhar:


As clínicas veterinárias de Patos de Minas têm registrado um aumento significativo de leishmaniose, doença transmitida pela picada de insetos, conhecidos como mosquito-palha. Segundo a médica veterinária Adrielle Magalhães, os casos já estão caminhando para um surto. 

“Todas as clínicas estão registrando bastantes casos e temos que fazer os testes para confirmar a doença”, disse a veterinária. 

O ciclo de transmissão da leishmaniose ocorre quando uma fêmea de flebotomíneo infectada pela doença se alimenta de mamíferos silvestres, como roedores, e domésticos, como cães. Além disso, as fêmeas podem transmitir protozoário para o ser humano durante a alimentação. 

Ao Jornalismo da NTV, a Prefeitura de Patos de Minas ressaltou que está levantando as informações sobre os casos de leishmaniose que serão repassadas na próxima semana.

Parasita

O desenvolvimento da doença pode se desenvolver de formas diferentes. Ao contrário das cutâneas, os casos viscerais são considerados mais graves, uma vez que podem atingir órgãos internos. Para a médica, os humanos não estão imunes de ser infectados pela doença. 

“O mosquito pica o animal que está infectado e pica um humano, nesse intervalo ele pode passar o parasita”, explicou Adrielle.

No ano passado, foram registrados 129 casos da forma visceral em humanos em Minas Gerais, conforme a Secretaria Estadual de Saúde. A pasta ressaltou que a doença tem cura caso seja acompanhada de forma correta. O tratamento está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).