Com microrregião de Patos de Minas na onda vermelha, prefeitura decide seguir onda amarela da macrorregião
A decisão foi tomada em reunião nesta sexta-feira
Em reunião na tarde desta sexta-feira (23/7), o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 deliberou por permanecer na onda amarela do Minas Consciente, seguindo a classificação da macrorregião Noroeste e não da microrregião (regredida para a fase vermelha na última avaliação do Governo estadual). A decisão local baseou-se sobretudo na análise de números apresentados pela Vigilância Epidemiológica.
“De fato ocorreu aumento no número de vagas Covid-19 ocupadas, mas é sobretudo de leitos clÃnicos. Os dados mostram que não há crescimento significativo de casos graves e mortes e que o sistema de saúde mantém taxa de ocupação de 60 a 70%â€, explicou o coordenador do comitê, Emerson Gontijo, complementando: “Contudo o cenário não deixa de exigir cuidados. Por isso faremos análise extraordinária na próxima terça-feira, para acompanhar com mais frequência a evolução do quadro epidemiológicoâ€.
Durante a reunião, os integrantes do grupo de trabalho insistiram na necessidade da conscientização das pessoas, que não podem relacionar a permanência na onda amarela com esquecimento das medidas de segurança contra o vÃrus. “Mesmo com o avanço da vacinação, manter o uso do álcool gel e seguir os demais cuidados sanitários é essencial. Precisamos ser vigilantes para não termos a macrorregião também na onda vermelha e voltarmos a momentos muito difÃceis da pandemiaâ€, ressaltou Gontijo.
