PatosJá
PatosJá
Saúde

Covid-19: Prefeitura de Patos de Minas decide fechar centro de testagem

O dinheiro gasto é um dos motivos para o encerramento dos atendimentos

Admin2022-03-28
Compartilhar:

O Centro de testagem contra a Covid-19, na Rua Dona Luiza, 710, Bairro Lagoa Grande, será desativado. Na tarde desta segunda-feira, a prefeitura comunicou a decisão. O local foi estruturado e aberto ao público em janeiro deste ano, em meio ao novo pico da doença. O atendimento a pessoas com suspeita da doença ocorrerá no local somente até 13 de abril.

Após o dia 13, pessoas que apresentarem sintomas leves e moderados da enfermidade deverão procurar nas unidades de saúde da família (USF) e casos graves na UPA (Jardim Peluzzo).

Um dos motivos para encerramento das atividades no local de atendimento, secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta, se dá devido cenário epidemiológico do município: “Atualmente a nossa média diária de novas infecções por coronavírus está abaixo de dez, podendo essa demanda ser diluída nas USFs com tranquilidade.

Ainda segundo a titular da pasta, é preciso levar em conta o alto custo da estrutura específica para Covid-19. “A prefeitura investe R$ 500 mil por mês para manter o Centro de Enfrentamento aberto. Em janeiro e fevereiro, auge dos novos casos, esse valor foi de R$ 700 mil mensais. Precisamos ser racionais com o uso do dinheiro público e, se a demanda é infinitamente menor hoje, não é viável mantê-lo aberto.”

Segundo a gestão municipal, os equipamentos que foram disponibilizados no imóvel serão aproveitados, pois, o local abrigará a equipe de saúde da família 27, da USF André Luiz, a partir do dia 19. A unidade será desmembrada.