Especialista alerta para os riscos após decreto desobrigar a utilização de máscaras em ambientes fechados
A medida foi decretada esta semana pela prefeitura de Patos de Minas
Esta semana a prefeitura de Patos de Minas decretou que o uso de máscaras passa a ser facultativo em todo municÃpio, com excessão dos estabelecimentos de saúde. O pesquisador da Fiocruz Minas, Gabriel Fernandes, analisou a situação das infecções em Patos de Minas e considerou que ainda não é seguro liberar a utilização das proteções faciais em locais fechados. Ele analisou que a taxa de transmissão é alta se comparada a perÃodos anteriores quando a utilização era obrigatória.
Gabriel Fernandes ressaltou que o risco é de com a medida, o vÃrus chegue aos imunossuprimidos por meio dos assintomáticos, além daqueles com imunossenescência, ou seja, que sofrem com redução da resposta vacinal, devido ao envelhecimento do sistema imunológico. O pesquisador lembrou que a utilização da máscara continua sendo uma barreira importante para não ser infectado, uma vez que a principal forma de transmissão do coronavÃrus é através de partÃculas que flutuam no ar.
O especialista chama a atenção também para o custo que pode ser provocado a saúde pública, com a testagem e atendimento de pessoas com sintomas da Covid-19. Para Gabriel o ideal seria esperar por um momento ainda mais favorável para abrir mão das máscaras.
