LIRAa aponta índice de 0,2% de infestação da dengue em Patos de Minas
O resultado indica que a infestação predial é de baixo risco
O Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti - LIRAa, realizado em Patos de Minas do dia 26 a 28 do mês de julho, aponta que a infestação apresentada foi de baixo risco nos ambientes verificados. Os trabalhos tem por objetivo, elaborar estratégias de combate a dengue através dos resultados obtidos.
Este ano, já foram notificados 2.040 casos de pessoas com suspeita de dengue em Patos de Minas. Durante os três dias de levantamentos realizados em todos os bairros da cidade as visitas aconteceram de forma aleatória em cerca de 7 mil residências, definidas através de sorteio.
As verificações preventivas no combate ao mosquito vetor da dengue, zika vírus e chikungunya, se fazem necessárias, uma vez já que está prestes a iniciar o período chuvoso, quando acontece maior proliferação do aedes aegypti. De acordo com o programa de combate a dengue, o LIRAa apontou que o município obteve um índice de 0,2% de infestação predial, o que caracteriza baixo risco.
Apesar do período de seca, foram encontradas e recolhidas larvas positivas para Aedes Aegypti nos bairros: Centro, Jardim Paulistano, Jardim Panorâmico e Caiçaras, em depósitos fixos como: vasos sanitários sem utilização, depósitos móveis (pratos de plantas), em lixos descartados de formas inadequadas e caixas d’água.
A recomendação é de que toda a população adote a campanha 10 Minutos Contra a Dengue, dedicando este tempo para fazer a vistorias e manutenções no interior das casas e quintais.
