PatosJá
PatosJá
Saúde

No dia Internacional de Prevenção ao Suicídio, psicólogas oferecem ajuda no centro de Patos de Minas

Movimento fez parte da campanha do Setembro Amarelo

Admin2022-09-10Fonte: NTV
Compartilhar:

Um grupo de psicólogas se organizou para divulgar informações sobre o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Reunidas neste sábado (10) em Patos de Minas, na esquina entre as ruas Major Gote e José de Santana, elas prestaram apoio e orientaram sobre como buscar ajuda para evitar suicídios.

 

Segundo levantamentos do DataSUS, o Brasil registrou um aumento de suicídios de 35% entre os anos de 2011 a 2020. Minas Gerais aparece no segundo lugar no ranking, com 12.645 casos, atrás apenas de SP, com 20.667 óbitos por suicídio.

 

O suicídio é a segunda maior causa de morte de jovens com idade entre 15 a 29 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. A cada dia, 38 pessoas tentam tirar a própria vida, morrem mais pessoas por suicídio, do que por HIV, câncer de mama e homicídio.

 

Para a psicóloga Lorena Mozzer, os números são preocupantes e a campanha é de extrema relevância. Segundo ela, falar sobre suicídio ainda é um tabu, por isso, o conhecimento salva vidas.

 

De acordo com a psicóloga Maria Clara reforça a importância do diálogo na prevenção do suicídio. De acordo com ela, não se deve negligenciar os sentimentos e na maioria dos casos, as pessoas dão sinais antes de tirarem a própria vida, por isso o acolhimento é o melhor a se fazer. Ela ainda dá uma dica, se você não souber o que dizer e como ajudar alguém que está com algum transtorno mental, indique ajuda profissional.

 

A campanha do Setembro Amarelo acontece durante todo o mês, mas a preocupação com o tema deve ocorrer durante o ano inteiro. Se você estiver precisando de ajuda, procure o Centro de valorização da vida através do 188. Peça apoio também a rede de atenção psicossocial do seu município.

Campanha setembro amarelo

Um grupo de psicólogas se organizou para divulgar informações sobre o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Reunidas neste sábado (10) em Patos de Minas, na esquina entre as ruas Major Gote e José de Santana, elas prestaram apoio e orientaram sobre como buscar ajuda para evitar suicídios.

 

Segundo levantamentos do DataSUS, o Brasil registrou um aumento de suicídios de 35% entre os anos de 2011 a 2020. Minas Gerais aparece no segundo lugar no ranking, com 12.645 casos, atrás apenas de SP, com 20.667 óbitos por suicídio.

 

O suicídio é a segunda maior causa de morte de jovens com idade entre 15 a 29 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. A cada dia, 38 pessoas tentam tirar a própria vida, morrem mais pessoas por suicídio, do que por HIV, câncer de mama e homicídio.

 

Para a psicóloga Lorena Mozzer, os números são preocupantes e a campanha é de extrema relevância. Segundo ela, falar sobre suicídio ainda é um tabu, por isso, o conhecimento salva vidas.

 

De acordo com a psicóloga Maria Clara reforça a importância do diálogo na prevenção do suicídio. De acordo com ela, não se deve negligenciar os sentimentos e na maioria dos casos, as pessoas dão sinais antes de tirarem a própria vida, por isso o acolhimento é o melhor a se fazer. Ela ainda dá uma dica, se você não souber o que dizer e como ajudar alguém que está com algum transtorno mental, indique ajuda profissional.

 

A campanha do Setembro Amarelo acontece durante todo o mês, mas a preocupação com o tema deve ocorrer durante o ano inteiro. Se você estiver precisando de ajuda, procure o Centro de valorização da vida através do 188. Peça apoio também a rede de atenção psicossocial do seu município.

Campanha setembro amarelo

Um grupo de psicólogas se organizou para divulgar informações sobre o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Reunidas neste sábado (10) em Patos de Minas, na esquina entre as ruas Major Gote e José de Santana, elas prestaram apoio e orientaram sobre como buscar ajuda para evitar suicídios.

 

Segundo levantamentos do DataSUS, o Brasil registrou um aumento de suicídios de 35% entre os anos de 2011 a 2020. Minas Gerais aparece no segundo lugar no ranking, com 12.645 casos, atrás apenas de SP, com 20.667 óbitos por suicídio.

 

O suicídio é a segunda maior causa de morte de jovens com idade entre 15 a 29 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. A cada dia, 38 pessoas tentam tirar a própria vida, morrem mais pessoas por suicídio, do que por HIV, câncer de mama e homicídio.

 

Para a psicóloga Lorena Mozzer, os números são preocupantes e a campanha é de extrema relevância. Segundo ela, falar sobre suicídio ainda é um tabu, por isso, o conhecimento salva vidas.

 

De acordo com a psicóloga Maria Clara reforça a importância do diálogo na prevenção do suicídio. De acordo com ela, não se deve negligenciar os sentimentos e na maioria dos casos, as pessoas dão sinais antes de tirarem a própria vida, por isso o acolhimento é o melhor a se fazer. Ela ainda dá uma dica, se você não souber o que dizer e como ajudar alguém que está com algum transtorno mental, indique ajuda profissional.

 

A campanha do Setembro Amarelo acontece durante todo o mês, mas a preocupação com o tema deve ocorrer durante o ano inteiro. Se você estiver precisando de ajuda, procure o Centro de valorização da vida através do 188. Peça apoio também a rede de atenção psicossocial do seu município.