Patos de Minas constata caso positivo de raiva em morcego na região central da cidade
Diante do registro, uma ação com bloqueio vacinal deve ter início esta semana
Não bastasse a preocupação com o aumento no número de casos do novo coronavÃrus, a Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas confirmou nesta segunda-feira (22), ter constatado caso positivo de raiva em morcego, na região central da cidade. Em nota a pasta informou que realizará bloqueio vacinal esta semana.
De acordo com SMS, está programada ação com visitação de residências e a administração da vacina antirrábica em cães e gatos. “Caso o animal esteja com o cartão de vacina em dia, não será necessária a dose de reforço. Cerca de 1.000 domicÃlios serão visitados nos bairros Centro, Cônego Getúlio e Lagoa Grandeâ€, informou a nota.
Ainda segundo o texto, o Ministério da Saúde preconiza que deve ser realizada a vacinação, para impedir a disseminação do vÃrus entres as diferentes espécies, principalmente cães e gatos. “A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura ou lambedura desses animais†alertou.
A nota segue lembrando que, “a raiva pode infectar mamÃferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%, ou seja, podendo levar à morte a quase totalidade dos infectados. Os principais sintomas em humanos são: mal-estar geral; pequeno aumento de temperatura; anorexia; cefaleia, náuseas e comaâ€, destacou.
“Caso algum morcego seja encontrado vivo ou morto em situação anormal (por exemplo, caÃdo no chão ou pendurado em janelas, cortinas, em cima da cama, à luz do dia) é necessário solicitar seu recolhimento por meio do número 3822-9624 (Centro de Zoonoses – CCZ). Se for possÃvel capturar o animal até a chegada da equipe do CCZ, o recolhimento deve ser feito utilizando panos, caixas de papel, baldes ou mantendo-o preso em ambiente fechadoâ€, finalizou.
