Julho Amarelo reforça prevenção contra hepatites virais em Patos de Minas
Atendimento abrange Patos de Minas e 33 municípios do estado mineiro

A Campanha Julho Amarelo reforça a importância da prevenção contra as hepatites virais. Conforme a enfermeira Milce Burgos, a doença é uma inflamação causada no fígado pelos vírus A, B, C, D e E, podendo ter manifestações leves ou graves.
Em Patos de Minas, profissionais da saúde chamam a atenção para o diagnóstico precoce e o tratamento gratuito. Atualmente, existem diversos casos na cidade de Hepatite B, doença transmitida por objetos, sangue contaminado e relação sexual.
“Tem vacina, mas muitas pessoas não receberam porque foi colocada apenas para o uso da população a partir de 1988”, disse a profissional.
Vacinação
Ações educativas e orientação sobre vacinação fazem parte do Julho Amarelo com foco na prevenção às hepatites. Segundo a coordenadora do Serviço de Assistência Especializada (SAE), Tatiana Nassor, todas as unidades já possuem o teste rápido.
“Nós oferecemos os testes das 7h às 17h30 e, assim que a pessoa tem o diagnóstico, ela é tratada aqui no SAE também”, informou Tatiana.
Para os interessados em se vacinar, já existem doses disponíveis para a Hepatite A e B. Vale destacar que o atendimento abrange a cidade de Patos de Minas e toda a macrorregional, sendo 33 municípios no total.
Leia também