Negar a fazer teste do etilômetro vai gerar multa de quase R$ 3 mil
A multa sobe de R$ 1.915,00 para R$ 2.932,00, além de suspensão da CNH por 12 meses
Condutores devem ficar atentos. A partir de novembro as infrações de trânsito terão reajustes entre 52 e 66%. Foi publicada no Diário Oficial da União na semana passada a Lei 13.281/2016, que promoveu dezenas de mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
As normas valem a partir do dia 5 de novembro e vão pesar no bolso. Afinal para se ter uma idéia das modificações a infração de menor valor vai passar de R$ 53,20 para R$ 88,38. Já a mais cara, de R$ 191,54 para R$ 293,47. Além disso, o texto altera limites de velocidade em rodovias e estradas, inclui no CTB a infração pelo manuseio de celular e também haverá uma multa específica para o condutor que se recusar a fazer o teste do bafômetro.
Os motoristas que forem flagrados "manuseando" o aparelho de celular, tanto para conversas, quanto para enviar mensagens, vão ser enquadrados em infração gravíssima, que até então, era média. O valor da multa, que hoje é de R$ 85,13, passará para R$ 293,47.
O Conselho Nacional de Trânsito ainda vai poder corrigir o custo das advertências anualmente, com reajuste máximo dado pela inflação do ano anterior. Outra mudança na legislação prevê infração para os motoristas que se recusarem a passar pelo exame do etilômetro. Nestes casos a negativa deverá resultar em multa que foi reajustada de R$ 1.915,00 para R$ 2.932,00, além de ter a CNH suspensa por um ano.
