O líder militar do movimento de 1889 foi o Marechal Deodoro da Fonseca
A Proclamação da República aconteceu há 134 anos, em 1889, a partir um golpe de Estado político-militar que instaurou uma república no Brasil em 15 de novembro. Resultado de uma articulação entre militares e civis insatisfeitos com a monarquia.
A Proclamação da República foi, portanto, um processo liderado por três forças: uma parcela do Exército, fazendeiros do oeste paulista e representantes das classes médias urbanas.
Desde a década de 1860, o Império passava por mudanças na estrutura política, econômica e social que o enfraqueciam, como a guerra do Paraguai, o movimento abolicionista, fundação de partidos republicanos e fortalecimento do positivismo.
O líder militar do movimento de 1889 foi o Marechal Deodoro da Fonseca, que antes era monarquista. Com a vitória republicana, Dom Pedro II e a família imperial foram obrigadas a se exilar na Europa.
Todo dia 15 de novembro são lembradas no Brasil duas palavras, Proclamação e República, que marcam o início de um novo regime político em 1889, que é o vigente nos dias atuais.