14 de abril: Dia Mundial do Café é celebrado com orgulho em Minas Gerais
Estado mineiro é líder na produção e referência mundial em cafés especiais
O Dia Mundial do Café é comemorado no dia 14 de abril e, mais do que uma bebida, os grãos torrados fazem parte da rotina e história de milhões de brasileiros. Conforme o produtor Anilton Machado, além da questão econômica, o café faz parte da cultura.
“Patos de Minas é uma cidade que se diversifica muito na produção dos cereais e o café também vem tomando uma boa parte desta produção”, disse Anilton.
O produtor ressaltou que a cafeicultura gera emprego e receita para o município. Primordial para os mineiros, a bebida está presente no café da manhã, nas pausas do trabalho e até nas conversas entre amigos, mesmo que seja servido puro, com leite, coado ou expresso.

A padeira Rosa Maria relatou que serve 30 litros de café em apenas um único dia. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café, o Brasil é o maior produtor e exportador mundial do grão, reconhecido pela qualidade, e também um dos maiores consumidores.
Em relação à qualidade, o estado de Minas Gerais é conhecido por ser líder em produção e referência mundial em cafés especiais que conquistam paladares exigentes. Vale destacar que um dos fatores essenciais para fazer um bom café é saber torrá-lo da forma correta.
“Para o café ser de boa qualidade, ele precisa ter uma torra ideal: aquela que chamamos de achocolatada”, ressaltou o produtor.
Leia também