Degradação: imóvel centenário na rua Olegário Maciel corre risco de desmoronamento
Local foi inaugurado como primeiro laboratório médico de Patos de Minas em 1924
A Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, informou que o imóvel localizado na Rua Olegário Maciel, n.º 432, foi interditado devido ao risco iminente de desabamento constatado durante uma vistoria técnica.
O auto de interdição, que ocorreu no dia 11 de dezembro deste ano, foi entregue ao representante legal do imóvel, que assinou o documento e assumiu ciência das condições em que o local se encontra, assim como as orientações de segurança.
Conforme a Lei Federal n.º 12.608/2012 e a Lei Municipal n.º 7.371/2016, as medidas corretivas e preventivas são de total responsabilidade do proprietário do imóvel, como isolamento, sinalização, medidas de segurança e contratação de profissionais habilitados.
Histórico
Em março de 1924, foi inaugurado o primeiro laboratório médico em Patos de Minas, situado na rua Olegário Maciel. O local funcionava com a interferência do médico e cientista Carlos Chagas. Embora a construção histórica tenha sido preservada por mais de 100 anos, hoje sofre com a degradação do tempo.
O imóvel foi inventariado como uma etapa inicial do processo de tombamento, conforme uma solicitação realizada pelo procurador do proprietário. O Conselho Deliberativo Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Condepahc) informou que não tem prazo previsto em lei para analisar o pedido de tombamento.
Leia também