Logo Patosja

Dia Internacional da Mulher: a luta por igualdade de direitos

Mulheres lutam por equidade, oportunidade e respeito

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 13:02 08-03-2025

Compartilhar:

Mulheres lutam por equidade, oportunidade e respeito

Resultado de um caminho de luta por igualdade, o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, tem como principal objetivo relembrar as batalhas enfrentadas pelas mulheres do mundo e dar foco às demandas por direitos negados e que ainda persistem até os dias atuais. 

A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, e é uma das maiores conquistas femininas na luta por direitos, equidade e respeito. Apesar das lutas que ocorreram durante décadas, o movimento por igualdade de gênero continua longe do fim. 

Movimentos Feministas 

Segundo a professora e historiadora Fatinha Porto, as mulheres avançaram muito, mas somente no século XX, por volta de 1960, aconteceram os movimentos feministas que trouxeram grandes mudanças, como o direito ao voto, ao estudo, à liberdade sexual e até o uso de anticoncepcionais. 

“Apesar de tantos avanços e conquistas, ainda falta muita luta para que a gente ainda tenha direito de equidade entre os gêneros”, ressaltou Fatinha. 

Trajetória

No Brasil, a luta das mulheres por direitos também tem uma trajetória marcante e está diretamente ligada à conquista de espaços na sociedade. Embora ainda existam barreiras no mercado de trabalho, com a sub-representação e os altos índices de violência, a luta se perpetua.

Conforme a advogada Kátia Mendes, os obstáculos sempre existirão em relação a ter que provar que as mulheres podem ser melhores que os homens em alguns cargos. Para Kátia, é preciso falar dos direitos das mulheres e fazer o recorte necessário para que todas sejam incluídas. 

“Tem que se falar sobre os direitos das mulheres plena e permanentemente”, salientou a advogada.
Leia também