Logo Patosja

Fiéis celebram quarta-feira de cinzas e se preparam para Quaresma

Celebração inicia tempo de recolhimento, abstinência, jejum e oração

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 17:21 05-03-2025

Compartilhar:



As celebrações da quarta-feira de cinzas começaram em Patos de Minas. Centenas de fiéis se reuniram em busca de expressar a fé na data que dá início à Quaresma. Tradicionalmente, a data marca o fim das festas de carnaval e o início de um tempo de recolhimento, jejum e oração. 

Para os católicos praticantes, a Quaresma é uma celebração rica em significado e necessária para a preparação rumo à Páscoa, há 40 dias mais tarde. Durante o dia, diversas cerimônias são realizadas pelas igrejas do município no intuito de acolher cada vez mais fiéis. 

Celebração inicia tempo de recolhimento, abstinência, jejum e oração

Segundo o padre Leonardo Ribeiro, o tempo da Quaresma acontece desde o século II, antes do início da igreja. O líder religioso explicou que as práticas penitenciais antecedem à celebração da Páscoa. No entanto, foi apenas no século IV que a Igreja instituiu o tempo de 40 dias.

“Lembrando, principalmente, os 40 dias de Jesus no deserto, que nos é narrado no evangelho, mas também dos 40 anos do povo de Deus no deserto até a chegada da Terra Prometida”, disse o padre. 

Cinzas

Vale destacar que as cinzas utilizadas durante a missa são provenientes de ramos utilizados na missa do Domingo de Ramos do ano anterior. No caso, os ramos são queimados e as cinzas obtidas no processo são abençoadas com água benta e recebem incenso como aromatizante.

“As cinzas têm uma dimensão bíblica de quando o profeta Jonas vai evangelizar a cidade de Nínive e anuncia que Deus vai destruir a cidade se ela não se converter. Então, o rei de Nínive se converte e se senta sobre as cinzas”, contou Leonardo. 

Devoção

A imposição de cinzas demonstra a intenção do fiel de se manter no caminho da devoção, assim como manifesta o caráter transitório do ser humano na Terra. A quarta-feira de cinzas é uma lembrança de que, conforme a tradição cristã prega, “do pó viemos, e ao pó voltaremos”.

Além disso, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lançou nesta quarta-feira (5), a Campanha da Fraternidade 2025. Dessa vez, o debate proposto para o período da Quaresma traz como tema "Fraternidade e Ecologia Integral".
Leia também