Obras de restauração do antigo “Cadeião” já iniciaram em Patos de Minas
Até o momento, já foram retirados muros laterais e entulhos do local
As obras de restauração do antigo “Cadeião” já iniciaram no último domingo (8), no centro de Patos de Minas. O projeto conta com investimento de cerca de R$ 1 milhão do Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) e com R$ 400 mil do Fundo Estadual de Cultura.
Na primeira etapa da obra, será retirado o muro, a edícula do fundo e da cobertura da escada lateral, assim como a revitalização do telhado. Além disso, será realizada escavação nas laterais para a construção do arquivo subterrâneo e execução das calçadas laterais e alvenarias.
Até o momento, já foram retirados os muros laterais e entulhos do local. Vale destacar que os muros do imóvel não eram tombados pelo patrimônio histórico da cidade. A execução será realizada entre a Prefeitura Municipal e a Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM).
Cadeião
A história do edifício está ligada à história do nascimento de Patos de Minas, onde a iniciativa da construção partiu da Câmara Municipal e do Governo Estadual, em 1909. O mais antigo edifício público da cidade foi inaugurado em 1912, sendo hoje uma construção tombada devido ao forte valor patrimonial.
Abandonado e sem propriedade definida, o prédio sofreu com a ação do tempo e com a invasão de vândalos. Diante do impasse, a prefeitura decidiu assumir o imóvel e reformá-lo para que houvesse uma função para o município. Dessa forma, as obras já começaram e devem se estender pelos próximos meses.