Penitências na Quaresma: momento de arrependimento e purificação
Preparação para Semana Santa acontecerá entre 13 a 20 de abril
O tempo da Quaresma é conhecido por ser um período de penitência. Durante a celebração que antecede a Páscoa, cada cristão vive o período à sua maneira, abdicando de coisas que fazem parte do seu dia a dia em prol da sua espiritualidade, como alimentos, bebidas e costumes.
O momento é marcado todo ano em que a igreja se veste de roxo, dando início à preparação para a Semana Santa que, neste ano, será do dia 13 a 20 de abril. Na ocasião, a igreja utiliza a linguagem simbólica das cores para se expressar, no qual o roxo representa a penitência.

A Quaresma iniciou-se no século IV depois de Cristo, mais precisamente no ano 325, quando ocorreu o primeiro concílio de Niceia, atual cidade da Turquia. O concílio foi um encontro de bispos para debater questões importantes relativas à fé cristã nos primórdios da Igreja.
Por ser um momento de preparação, a Quaresma é vista pelos cristãos como um momento para a realização de jejuns, caridade e oração em busca de ampliar a devoção e se arrepender dos pecados. No entanto, cada cristão decide de forma pessoal como realizar a penitência.
Para a Quaresma de 2025, o Papa Francisco propôs o lema "Peregrinos da Esperança" para que os fiéis façam uma reflexão sobre arrependimento e renovação espiritual. Mas independente de qual seja a sua penitência, a Quaresma é acima de tudo um momento de alegria e esperança.
Leia também