Proclamação da República: 135 anos de transformações e desafios no Brasil
Evento histórico foi marcado golpe militar para fim da monarquia
A Proclamação da República, celebrada no dia 15 de novembro, representa um marco importante na história do Brasil. Há 135 anos, o país deixava de ser uma monarquia para se tornar uma república. A mudança refletiu o desejo de uma nova organização política e social.
O evento histórico foi resultado de um movimento que envolveu militares e civis, ambos descontentes com a monarquia que dominava o país desde a independência, em 1822. O movimento também foi uma resposta aos desafios econômicos da época.
De acordo com o professor de História, Marcos Rassi, a concepção de “república” vem dos romanos. Em 1889, houve um golpe palaciano articulado pelos coronéis, chamadas oligarquias, em conluio com o exército que estava insatisfeito com a monarquia.
Movimento
Muitos acreditam que a Proclamação da República tenha sido um movimento com um forte apoio popular, pois pinturas históricas sugerem uma ampla adesão nas ruas. No entanto, o professor destaca que, na realidade, a transição foi conduzida por militares e membros da elite.
“O que a gente chama de Proclamação da República, foi um golpe civil militar para o fim da monarquia”, disse o professor.
Durante a monarquia, o Brasil enfrentava uma transição complicada com o fim da escravidão e a necessidade de reformular a economia. No entanto, com a chegada da República, novas políticas e mudanças estruturais começaram a surgir, visando modernizar o país.
Além dos ideais, o evento histórico também trouxe desafios. Segundo o professor, a luta pela inclusão e pela justiça social ainda se faz presente, assim como objetiva questionar e melhorar as instituições que garantem os direitos da população.