Logo Patosja

Quaresma movimenta comércio de pescados e mantém tradição da abstinência de carne

Consumo de pescados pode crescer até 80% neste período, com pico na Semana Santa

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 18:08 19-02-2026

Compartilhar:

Consumo de pescados pode crescer até 80% neste período, com pico na Semana Santa

A Quaresma começou neste ano e, com ela, uma mudança no cardápio de muitas famílias brasileiras. O peixe ganha espaço nas mesas e movimenta supermercados e peixarias. A expectativa do setor é de crescimento nas vendas nas próximas semanas.

Durante os 40 dias, especialmente às sextas-feiras e na Sexta-Feira da Paixão, muitos fiéis deixam de consumir carne vermelha como forma de penitência e reflexão. O peixe passa a ser o principal substituto nas refeições, impactando diretamente as vendas.

Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o consumo de pescados pode crescer até 80% neste período, com pico na Semana Santa. Para a empresária Lorrane Versiane, o período ajuda as pessoas a conhecerem os benefícios do peixe. 

“Cada vez que passa, os consumidores ficam mais adeptos a uma alimentação mais saudável e leve. Então, além de ser a Quaresma, muitas pessoas que começam a comer mais peixe nesta época veem os benefícios e continuam”, disse Lorrane. 

Tilápia, bacalhau e filés congelados estão entre os mais procurados. A expectativa é de que os preços não sofram grandes variações em relação ao ano passado, uma vez que o setor se preparou com antecedência para atender à alta demanda nestes 40 dias.   

Seja no supermercado ou na peixaria, o peixe volta a ser protagonista nesta época do ano. Para o comércio, é um dos períodos mais importantes em vendas e, para muitas famílias, é tempo de manter a tradição e transformar a fé em prática no dia a dia.
Leia também